10.4. Kontakt 5

O Kontakt 5 eu não conhecia... eu pelo que me lembro vi uma versão paga dele que não me interessou. Reccebi a indicação dele através de alguns usuários que viram os vídeos no Youtube.

A versão testada foi o Kontakt 5, produzido pela Native Instruments, http://www.native-instruments.com, a mesma produtora do GuitarRig, pedaleira virtual para guitarras.



Atualmente eles criaram a versão Kontakt 5 Player, que é o "ambiente" em si para receber VSTi's.

Para não fica chato, eles dão um primeiro banco free, para, pelo menos, poder testar os VST's.

O software é simples de instalar, apesar de ter sido necessário me registrar no site para baixa-lo. Isso vale para o banco free, que também precisou do registro e me enviou um serial válido para este banco. Uma forma de saber quem está testando, se gostou, etc.

O software e o primeiro banco tinham cerca de 500Mb cada.

A instalação e a validação da chave foram simples.

O software tem recursos interessantes, onde cria-se os timbres mais usados, pode-se criar multi-timbres, inclusive utilizando portas midi diferente, o que dá recursos interessantes para um controlador.

Eles utilizam a navegação no software um tanto padronizada, portanto quem já testou o guitar rig vê o mesmo tipo de navegação entre os timbres do banco.

Mas achei o banco free bem fraco: poucos e ruins pianos, baixos sem vida e strings mirradas e ruins. Tinha um trompete e uma flauta mais ou menos, além daquele tradicional banco de sons quase inúteis.

Obviamente que eles não iam ceder grandes timbres, pois afinal o objetivo do player free é que se compre os demais bancos... mas acaba ficando a dúvida se os bancos pagos são bons mesmos.

Não tive muito tempo de pesquisa e gastei apenas 1 ou 2 horas nos testes. Não tive tempo de buscar vídeos demos ou outros materiais para avaliar a qualidade dos outros bancos.

Mas é um free interessante para dar uma testadinha!!




Comments