12. Dicas

Como usar vários sons no VSTHost e trocá-los pelo Teclado:

Esta tem sido uma pergunta comum. Tenho dito ao pessoal que, em muitos programas, há como carregar mais de um timbre ao mesmo tempo, e deve-se programar cada timbre num canal MIDI diferente. Com isso, ao trocar de canal midi no seu teclado/controlador, troca-se de timbre.

Obviamente que nos controladores geralmente isso é feito de forma rápida. Em alguns teclados isso pode ser chato e tornar este processo inviável, para uma troca de timbre no meio de uma execução ao vivo.

Para fazer isso no VSTHost, use os passos abaixo:

Carregue mais de um timbre ao mesmo tempo e configure a entrada MIDI, como se vê na imagem abaixo, clianco no ícone de MIDI e editando a aba "MIDI Imput Devices".



Depois selecione seu teclado ou controlador clicando em "Filters Settings". Selecione uma porta midi (tela 3), separando um canal para cada timbre, como nos passos abaixo.



Refaça esta operação para os outros timbres, selecionando outros canais.

No exemplo acima deixei um piano no canal 1 e um órgão no canal 2. No meu controlador, basta apertar o botão "Global Channel" e selecionar no teclado numérico a nova porta ou usar os botões "+" e "-".

Você pode, no VSTHost, criar performance com alguns timbres que usará numa execução ao vivo, e fazer este chaveamento.

Fica a Dica!!





Comments