09. Equipamentos

Dos equipamentos mais comuns para se trabalhar com VSTs, temos:

Controladores MIDI de teclado: são os "teclados sem timbres", que servem apenas para mandar sinal MIDI para um software de VSTi ou para um módulo de sons. Alguns são bastante leves e eficientes e já constam com uma boa gama de controles, funcionando diretamente na USB do micro, inclusive dispensando fontes externas de energia. Alguns modelos já trazem interface de áudio internamente, dispensando este equipamento.



Interfaces de Som: as interfaces transforam os sons digitais (VST) em analógicos (para sua caixa de som) e sons analógicos (microfones, instrumentos elétricos, etc) em digitais, através da gravação digital. Há interfaces simples como a Guitar Rig, a Séria UCA da Behringer, vários modelos da M-Audio ou ainda interfaces complexas, inclusive com capacidade de gravação/reprodução de múltiplas pistas simultaneamente.




Controladores MIDI: além dos controladores com "teclas" de teclado, temos muitos controladores que possuem uma diversidade de comandos para ser usado em conjunto com softwares, para facilitar a aplicação de controles diversos (deslisantes, rotativos, de toque, etc), seja volume, troca de timbres, efeitos, etc.




Comments