06. FAQ

Tenho recebido muitas dúvidas sobre o assunto, desde que publiquei os vídeos no Youtube. Assim que conseguir compilar estas informações, colocarei mais algumas dúvidas e as respostas, segundo meu entendimento sobre o assunto.

Fiz pequenas adaptações nas perguntas para tentar deixar a questão mais genérica e atender a mais pessoas que tenham dúvidas semelhantes.

Sempre que possível atualizarei esta seção.

02-08-2011: Fabiano
Você falou que usa o Guitar Link, e que é mais barato. Antes de conhecer o site eu li que precisaria de uma interface midi/usb, seria o suficiente para ligar ao computador e usar aquivos VST's. Mas ouvi voce falando do Guitar Link como interface de audio e voce não falou de interface midi/usb, e este é bem mais barato que o guitar link. Então a pergunta é a seguinte: Existe alguma diferença entre interface de audio e interface midi/usb? Ou preciso usar os dois?
R: Se seu teclado tem só midi e não tem USB, vc precisará das duas placas, uma para ligar o teclado ao micro e outra para produzir o som sem latência. 

27-07-2011: Hilário
Se eu usar um controlador midi ligado no computador por usb, e uma interface de áudio (a behringer UCA 222 ou a Guitar Link) ligada por usb também, dá pra "garantir" que eu vou tocar com uma latência baixa ?
R: Sim, placas como a série UCA da Behringer e a Guitar link são padrão ASIO e dão esta garantia.

26-07-2011: Osmar
Tenho um teclado bem velho aqui, um Cassio CTK 480. Esse teclado não tem interface usb e nem MIDI. Teria alguma forma de usar algum adaptador para utiliza-lo com VST? 
R: Infelizmente não, pois você precisa informar ao micro o que está sendo tocado e isso só se dá pelo MIDI (pela interface MIDI ou pela saída USB do Teclado).

21-07-2011: Renato
Com a Guitar Link dá para eu ligar o cabo P10 do teclado e ligá-lo na entrada P10 da Guitar Link e depois s saída P10 da Guitar Link na caixa amplificada?
R:  Não... se vc ligar o P10 da saída do Teclado no P10 da entrada da Guitar Link, você poderá na verdade gravar audios com o som original do Teclado.
  O que algumas pessoas fazem é usar a saída do Teclado e a saída da Guitar link direto na caixa de som. Assim você poderá tocar dois sons ao mesmo tempo (exemplo um piano VST e um string do seu teclado).

20-07-2011: Esteves
Como ficaria a ligação no meu Juno DI? lembrando que alem de usar os VSTs gostaria de usar os timbre originais do meu JUNO DI.
R: Cada teclado tem uma forma diferente de tratar as questões do MIDI. Mas uma forma comum é você deixar o midi ativo e seu teclado também, mas com o volume zerado.
  Ou seja, se você aumentar o volume do teclado você terá o som original, inclusive fazendo sons duals, por exemplo um piano no seu teclado e uma string no VST.
  Não sei se você já tocou com dois teclados ou com um teclado e um módulo ligados via MIDI. É a mesma coisa. Pense no VST como se fosse um módulo, onde você pode optar se o timbre sairá do notebook ou do seu teclado ou os dois ao mesmo tempo.

19-07-2011: Rodrigo
Tenho um teclado Roland XP 50 e estou querendo utilizar o Guitar Link para trabalhar com VST.
No seu vídeo você fala que o controlador já está ligado no PC mas eu não consegui visualizar. 
Pelo que entendi a entrada do fone da placa vai na mesa. O meu teclado é MIDI: como faço para ligar o P10 entre a placa e o teclado?
R: Se o seu teclado não tem saída USB, você precisará de um cabo MIDI/USB. Nos textos do site há o endereço para comprar esta interface na China com baixo investimento.

17-07-2011: William
Sou tecladista mas nunca utilizei instrumentos VSTi controlados pelo teclado e gostaria de saber uma coisa: meu teclado tem saida USB MIDI direto para o PC (tipo o cabo da impressora). Eu posso utilizar esta saída usb midi para controlar, por exemplo, o Truepiano?
R: Sim, você pode! Você só precisa garantir que o micro reconheceu o teclado como uma entrada MIDI.

16-07-2011: Emanuel
O meu teclado é um Piano Digital da Yamaha DGX 630 (c/ USB). Pelo que vi só preciso do GUITAR LINK, porque a placa de som do meu notebook não é das boas. É isso?
R: Sim, com um teclado USB e o Guitar Link você só precisa configurar tudo e escolher um programa de VST. Sugiro como teste começar pelo TruePianos ou pelo VSTHost, que são simples de configurar, lembrando que o TruePianos é pago, mas dá pra baixar a versão demo do programa.

15-07-2011: Danilo
Eu estou começando agora a mexer com VST agora e essa semana eu comprei um M-Audio Axion G1 e quero pedir algumas informações em relação ao uso do VSTi e o tipo de computador de comporte esse tipo de software.
Atualmente eu tenho um Netbook da Acer, CPU Processador Intel Celeron processor 723 (1.2 GHz, 800 MHz FSB)
VGA: Intel GMA 4500 Up to 796 MB DVMT, LCD: 11.6, 2 GB Ram e HD de 250 GB.
Gostaria de saber se essa configuração do meu netbook é suficiente ou eu preciso troca-lo por um mais potente?
R: Tudo depende do software de VST que você usar, além dos bancos de sons. Já vi software de emulador de piano com 80Gb de banco de sons... mas no geral os softwares de VST são leves. Fiz testes com o True Pianos e com o VSTHost num NetBook (processador Atom), que é muito mais lento que o seu, e se comportou muito bem. Dependendo do que você for fazer (usar por exemplo programas de estúdio), a coisa começará a ficar lenta e consequentemente dar "leaks" (ruídos) no audio enquanto você toca. Se ficar só com programas para gerar sons (VTSi) e não gravação, vai muito bem! 




Comments