07. Glossário

Abaixo alguns termos utilizados no mundo VST, numa explicação "livre".

ASIO: ou Audio Stream Input/Output é um driver de interface/placa de som para computador para áudio digital especificado pelo Steinberg, proporcionando uma baixa latência e interface de alta fidelidade entre um software e um computador de placa de som. O ASIO permite que músicos e engenheiros de som possam acessar hardware externo diretamente. (fonte Wikipedia)

Latência: tempo de resposta entre o tocar e ouvir o som. A latência ideal para tecladistas deve estar abaixo dos 15 ms (mili-segundos). Latências altas tornam o tocar impossível, no entanto não dão problemas para reproduzir músicas em midi, por exemplo. Em testes com placas "não ASIO", consegui latências em torno de 500 ms. Quanto menor a latência melhor, no entanto latências muito baixas podem provocar "clicks" e ruídos no som gerado.

MIDI: Musical Instrument Digital Interface - Interface Digital para Instrumentos Musicais é uma tecnologia padronizada de comunicação entre instrumentos musicais e equipamentos eletrônicos (teclados, guitarras, sintetizadores, sequenciadores, computadores, samplers etc), possibilitando que uma composição musical seja executada, transmitida ou manipulada por qualquer dispositivo que reconheça esse padrão. Objetivo desse protocolo é permitir a transferência de informações entre os diversos dispositivos, ou até mesmo o armazenamento para posterior execução. (fonte Wikipedia)

VST: Virtual Studio Technology, ou seja, tecnologia usada para estúdios virtuais, onde se tem pistas digitais, efeitos nas gravações, instrumentos virtuais entre outros.

VSTi: É um subconjunto do mundo VST direcionado para a produção de sons e timbres de instrumentos, sejam do mundo "teclado", baterias, efeitos para guitarra, etc.




Comments