04. Porquê o GuitarLink

Bem, para conseguir montar o ambiente de VSTi, percebi que a quetão da placa de audio era fundamental. Fiz vários testes com drives alternativos em meus equipamentos e não tive bons resultados, por causa da latência.

Já tive relato de usuários que me disseram que conseguiram resolver isso com as placas de som internas do PC/Notebook, mas particularmente não consegui nada.

Com isso descobri que precisava de uma interface de Áudio "nativamente" padrão ASIO. Busquei em alguns sites, mercado livre e as mais simples que achava eram das séra UCA da Behringer (que por sinal atendem as expectativas).

Daí tropecei nesta interface, numa loja da China que eu já costumava fazer compras. Apesar dela ter sido desenhada para uso com guitarra ou baixo, fiquei pensando se ela não se prestaria ao papel de gerar audio para o teclado, afinal o conceito é o mesmo.

Mas qual o atrativo da Guitar Link? Custo! Ela custa hoje menos de US$ 20 (já com frete!) apoiando meu projeto de um ambiente VSTi de baixo custo.

Para quem quiser conferir, segue o link:


Abaixo a foto de um dos modelos. Observe que é uma cópia fiel de um modelo da Behringer, inclusive fiz testes instalando os drives da Behringer e funcionou sem problemas.

Observe na foto que você tem uma entrada P10, uma saída P10 (para mixer ou para fone de ouvido), controle lateral de volume e controle de impedância (Hi/Lo), além do cabo USB.


Para uso com os teclados, não utilizamos a entrada (que pode ser utilizada para gravar pistas de software de estúdio).




Comments